Dúvidas Frequentes

Tem dúvidas? Consulte as dúvidas mais frequentes com relação ao desenvolvimento de sites e serviços web.

Nossa equipe está disponível para te ajudar a solucionar suas dúvidas, caso tenha dúvidas sobre serviços web, desenvolvimento de site, etc. Caso sua dúvida não esteja listada nessa página, use o formulário ao lado e envie-nos sua dúvida. Nossa equipe irá responder o mais rápido possível.

Para ter um site, você precisa de alguns itens essenciais:

  • Registro do domínio do site (www.suaempresa.com.br). O registro pode ser feito diretamente na FAPESP (www.registro.br) para registros nacionais e em outras entidades para registros internacionais.

 

  • Hospedagem dos arquivos. A hospedagem dos arquivos é essencial, pois é ali onde serão guardados os arquivos do site (e também, os e-mails caso o servidor ofereça esse serviço). A WebDes possui um serviço de hospedagem dedicado que é oferecido aos clientes, porém esse serviço pode ser encontrado em diversos outras empresas, ficando ao encargo do cliente a contratação.

 

Além desses recursos obrigatórios (registro e hospedagem), você precisa do desenvolvimento (criação) do site em si para ter seu site. Nesse ponto nós da WebDes oferecemos o serviço de Desenvolvimento de Sites para você.

Os templates são “o visual do site”. O template de um site define as cores, posicionamento dos elementos (menu, banners, texto, imagens, etc..) dentro do espaço do site…

E sim, seu site pode e deve ter um template! Nós da WebDes trabalhamos de duas formas: Templates pré-definidos (São templates prontos para WordPress, que usamos para agilizar e diminuir o custo de desenvolvimento do projeto) ou templates personalizados (Construídos conforme a necessidade do cliente). Em ambos os casos, todo o layout do template é passado para aprovação e é usado somente quando o cliente estiver satisfeito com o resultado.

A maioria dos sites utilizam um banco de dados para guardar as informações das páginas (textos, imagens, etc). O banco de dados é responsável por guardar as informações dinâmicas dos sites (menus, conteúdo, posts, configurações). Para sites feitos em WordPress ele é indispensável, pois sem um banco de dados o site em WordPress não funciona. Normalmente usamos o banco de dados MySQL, por ser uma plataforma mais difundida para a web, sem custos extras de licença e com excelente performance. Os outros bancos de dados (SQL Server, Postgree, Oracle, etc..) podem ser usados, porém o mais recomendado é o MySQL. Então, ao contratar a hospedagem é essencial analisar se o serviço do banco de dados MySQL é oferecido.

Na hospedagem da WebDes, você tem a opção de criar diversos bancos de dados em MySQL, conforme o seu plano contratado.

Você pode acessar seu e-mail diretamente pelo navegador, usando a nossa interface de Webmail. A vantagem do uso do Webmail é grande, devido a mobilidade, pois você precisa somente de um PC conectado à internet e o acesso com um navegador para poder acessar.

Ou você pode acessar usando algum aplicativo (Outlook por ex.). Neste caso, você terá que configurar os protocolos de comunicação entre o aplicativo e o servidor. Esses protocolos são o SMTP, POP3 ou IMAP. Eles são responsáveis pela comunicação entre o aplicativo e o servidor, fazendo o envio e recebimento das mensagens.

Os aliás de e-mail são “apelidos” para o mesmo e-mail. Isso possibilita que uma mesma caixa de e-mail possa ter variações, por exemplo: você pode ter o e-mail principal como contato@suaempresa.com.br e ter um aliás de falecom@suaempresa.com.br.

Normalmente sim! As hospedagens (incluindo a WebDes) oferece o plano de hospedagem com os e-mails inclusos, porém o espaço utilizado pelas mensagens de e-mails recebidas é compartilhado com o espaço da hospedagem do site. Em alguns casos, é necessário fazer um upgrade do plano para aumentar o espaço, conforme o uso das contas de e-mail.

 

Alguns clientes optam por usar serviços de e-mail terceirizados (Google For Word, Office 365, etc..), dessa forma o armazenamento das mensagens de e-mails é realizado na plataforma contratada, ficando a hospedagem somente para os arquivos do site.

Os erros HTTP podem ser devido a falha de comunicação entre o computador e a hospedagem do site, alguma falha de programação ou intermitência no serviço. Vamos explicar o que cada um pode ser:

ERRO 400

O erro 400 é um erro “genérico” e indica alguma falha de conexão por parte do cliente (computador que requisitou a página). Devo me preocupar? Não, normalmente é um erro na comunicação do computador com o site, alguma instabilidade na rede, pode ser algo momentâneo… Se o erro persistir, ai sim é o caso de testar o erro.


ERRO 404

O erro 404 significa que a página ou link que o visitante está procurando não existe mais. Ela pode ter sido movida ou deletada. Devo me preocupar? Sim, se uma página foi excluída sem sua interação é extremamente preocupante… Além disso, um erro 404 é ruim para indexação do seu site nas buscas, o ideal é um direcionamento desse link para um novo em caso de exclusão de páginas


ERROS 401 e 500

São erros internos do servidor, podem estar associados a permissões de arquivos e pastas, programação de arquivos de configuração (.htaccess). Devo me preocupar? Sim, um erro desse interfere no funcionamento do site no geral, tornando-o inacessível na maioria das vezes.


ERROS 403

Esses erros são disparados quando um usuário tenta acessar uma área do site sem inserir as permissões de acesso (usuário e senha) corretos. Devo me preocupar? Não, esse erro remete ao acesso indevido a alguma área protegida do site. Porém, caso o erro se torne muito recorrente, é recomendável acionar alguma política de bloqueio dos IPs que estão fazendo requisições abusivas para o site.

São técnicas para redirecionar o visitante de uma URL para outra. O redirect 301 é um redirecionamento “permanente” usado (na maioria dos casos) para migrar de um domínio para outro.

Já o redirect 302 é um redirecionamento “temporário” de uma URL para outra e não afeta de forma direta o ranqueamento do seu site nos buscadores.

O Google Analytics é uma ferramenta online e gratuita que tem a função de medir todo o tráfego do site, trazendo diversos tipos de informações do perfil de visitante do seu site e se comportamento dentro do site. A WebDes oferece como bônus a criação e configuração da conta do Google Analytics para que você possa acompanhar as visitas do seu site.

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