Os erros HTTP podem ser devido a falha de comunicação entre o computador e a hospedagem do site, alguma falha de programação ou intermitência no serviço. Vamos explicar o que cada um pode ser:
ERRO 400
O erro 400 é um erro “genérico” e indica alguma falha de conexão por parte do cliente (computador que requisitou a página). Devo me preocupar? Não, normalmente é um erro na comunicação do computador com o site, alguma instabilidade na rede, pode ser algo momentâneo… Se o erro persistir, ai sim é o caso de testar o erro.
ERRO 404
O erro 404 significa que a página ou link que o visitante está procurando não existe mais. Ela pode ter sido movida ou deletada. Devo me preocupar? Sim, se uma página foi excluída sem sua interação é extremamente preocupante… Além disso, um erro 404 é ruim para indexação do seu site nas buscas, o ideal é um direcionamento desse link para um novo em caso de exclusão de páginas
ERROS 401 e 500
São erros internos do servidor, podem estar associados a permissões de arquivos e pastas, programação de arquivos de configuração (.htaccess). Devo me preocupar? Sim, um erro desse interfere no funcionamento do site no geral, tornando-o inacessível na maioria das vezes.
ERROS 403
Esses erros são disparados quando um usuário tenta acessar uma área do site sem inserir as permissões de acesso (usuário e senha) corretos. Devo me preocupar? Não, esse erro remete ao acesso indevido a alguma área protegida do site. Porém, caso o erro se torne muito recorrente, é recomendável acionar alguma política de bloqueio dos IPs que estão fazendo requisições abusivas para o site.